Receba as certificações de forma intuitiva e acreditada

Como surgiu o conceito de
ESG?

Para entender o que é ESG, é importante saber como essa sigla surgiu. A sigla ESG surgiu pela primeira vez em 2004, em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre). Com 20 instituições financeiras, de nove países, o documento foi criado para estabelecer diretrizes que incluíssem as questões ambientais, sociais e de governança para o mercado financeiro.

Além disso, o relatório apontou que empresas que se preocupam com esses três valores podem, além de trazer benefícios para a sociedade, agregar valor aos negócios, visto que tais princípios são cada vez mais primordiais para o investidor moderno.

Mas qual a finalidade
do ESG?

O ESG se tornou um conceito fundamental para muitas empresas, pois busca equilibrar os interesses financeiros de curto prazo com preocupações mais amplas relacionadas ao meio ambiente, à sociedade e à ética nos negócios.

Outro ponto é que muitos investidores institucionais, fundos de investimento e acionistas estão cada vez mais considerando as métricas ESG ao tomar decisões de investimento. Empresas que adotam práticas sólidas de ESG podem ter acesso a capital mais barato e atrair investidores que buscam alinhar seus portfólios com valores sustentáveis.

Além disso, práticas ESG sólidas podem fortalecer a reputação de uma empresa e garantir que ela mantenha a “licença social para operar”. Isso é importante para manter a confiança do público e evitar controvérsias e boicotes.